Os maus hábitos adquiridos ou desenvolvidos durante o trabalho podem ser prejudiciais para a própria empresa. Em consequência, a queda na produtividade e na frequência do colaborador são os primeiros sinais de que algo não vai bem. Por isso, é do interesse da organização que o profissional esteja bem de saúde.
Alguns gestores, porém, temem que a criação de programas de qualidade de vida no trabalho se tornem mais uma despesa. Afinal, investimentos nesse campo são necessários, mas não podem prejudicar a oferta de outros serviços.
A proposta dos programas de qualidade de vida no trabalho é justamente fazer com que a empresa ganhe – principalmente em produtividade – e diminua despesas com a oferta de planos de saúde corporativos. Além disso, reduz o prejuízo causado pelo absenteísmo, ou seja, faltas recorrentes no trabalho.
Quais são as vantagens de oferecer programas de qualidade de vida no trabalho:
1. Sincronia entre valores da empresa e do colaborador
Organizações que investem na qualidade de vida dos colaboradores sincronizam seus valores com os dos próprios funcionários. Com isso, há forte impacto no clima organizacional e na motivação dos profissionais, que se sentirão mais empenhados em trabalhar com quem se preocupa com seu bem-estar. Uma comunicação interna efetiva também fortalece essa sincronia.
2. Redução de doenças ocupacionais
Diversas doenças ocupacionais são causadas pelo descuido com a atividade exercida pelo profissional. O programa de qualidade de vida no trabalho atua na identificação das rotinas repetitivas e na indicação de soluções para impedir que possíveis males sejam desenvolvidos.
3. Diminuição do absenteísmo
Quando o profissional não está motivado, ou não se sente valorizado, tende a faltar mais no trabalho. Qualquer situação será motivo para ir ao médico, pedir um atestado ou simplesmente faltar. Isso é causado por uma relação negativa que é construída entre empresa e colaborador.
O investimento em programas de qualidade de vida no trabalho muda a percepção que o funcionário tem sobre a empresa. Quebra-se o ciclo de negatividade dessa relação, tornando o profissional mais motivado e engajado com suas atividades.
4. Redução do turnover
Empresas que não cuidam da qualidade de vida do profissional tendem a ter índices mais elevados de turnover. Isso acontece porque o colaborador sempre vai procurar um ambiente que seja mais favorável para o seu desenvolvimento profissional e que estimule seu bem-estar de forma geral.
Com a facilidade de acesso a informações sobre oportunidades de trabalho e os benefícios que as organizações oferecem, os colaboradores insatisfeitos rapidamente encontram alternativas mais interessantes.
Por outro lado, quando a empresa investe em programas de qualidade de vida no trabalho – junto com possibilidades de crescimento e salário condizente com o mercado – dificilmente o colaborador vai procurar outros lugares para trabalhar.